terça-feira, 29 de março de 2011

Só privilegiados têm o ouvido igual ao seu; eu possuo apenas o que Deus me deu


Por mais que você ame de paixão os livros do seu escritor favorito, saiba que ele não é um privilegiado. Meus escritores favoritos, por exemplo, tiveram vidas difíceis antes de terem seus primeiros livros publicados – sem mencionar que foram rejeitados um bocado de vezes. A verdade é que eles podem até ter nascido com o talento para as letras, mas se não tivessem se esforçado e não fossem disciplinados, dificilmente teriam a possibilidade de ter seu talento descoberto e admirado. E como é que esses caras conseguem escrevem tanto em tão pouco tempo? Eles vivem para escrever, não comem, não tomam banho, não têm vida social?
Não necessariamente.
Para você, leitor imaginário aspirante a escritor, aumentar sua produtividade precisa usar completamente o tempo dedicado à escrita escrevendo o que planejou. Nós separamos um tempinho na agenda só para escrever, não separamos?
(Posso ouvir os grilos aqui perto...)
Então, vamos a dez maneiras de aumentar nossa produtividade. (Lembrando que isso não é receita de bolo para ter livro publicado, nem para conseguir escrever um livro. Você poderá conseguir as duas coisas de outras maneiras. Aqui estão apenas sugestões para serem adaptadas aos métodos de cada um).



1 - Gerenciar o Tempo
Você tem que ter um tempo semanal para escrever. Avalie realisticamente por quanto tempo você pode se dar ao luxo de simplesmente escrever sem distrações. NÃO leia e NÃO pesquise nada. Esse é o tempo para a escrita puramente criativa. Mantenha esse horário o mais fervorosamente que você puder.

2  – Ler
Leia de tudo. Leia livros que você já leu e adorou. Leia livros horríveis (na sua opinião). Leia coisas que não combinam com você. Leia bulas de remédio, textos de outdoor, revistas de fofoca. Você rapidamente vai aprender o que deixa uma história ou um artigo memoráveis, e como reconhecer algo ruim.

3 – Planejar
Sempre tenha uma idéia básica do que você vai escrever antes de sentar para escrever. Pense nela quando estiver no ônibus indo pra casa. Pense no conflito que está por vir, enquanto estiver tomando banho. Discuta uma cena iminente no jantar (e se você estiver sozinho, conte a qualquer bichinho de estimação ou objeto inanimado das redondezas). Independente de como você organiza as coisas, na hora em que sentar para escrevê-las, a cena estará quase na sua cabeça. O bloqueio criativo não existe se você planejou a próxima parte da história.

4 – Prazo final

Arrume um prazo final realista, ainda que rígido, para você mesmo. Se você estiver escrevendo uma historinha curta, por exemplo, defina o seu prazo para o dia depois daquele em que você antecipar o término da pesquisa. (Confuso, né?) Nada de desculpas. Se você estiver escrevendo uma história mais longa, atente para suas próprias limitações, mas não fique protelando para sempre.

5 – Pressão
Esteja sob pressão. Ninguém cria um bom trabalho sob pressão, mas será suficiente para ter um rascunho completo, terminado. Aí você poderá revisá-lo e aperfeiçoá-lo. Determine um prazo, depois mande um e-mail para seus amigos e chame a sua família. Conte a eles sobre seu projeto. Conte a eles quando você quer terminá-lo. Depois, diga que eles devem chamar você (ou mandar um e-mail) nesse dia para ler o resultado. Se você não tiver completado a tarefa, eles estão autorizados a esculachá-lo e ridicularizá-lo até não poder mais. Isso é pressão! E também é a obrigação de dar conta. Pode ter certeza de que vai te motivar.

6 – Ideias
Mantenha um arquivo ou um bloco de notas de ideias que te ocorrerem. Leve-o sempre junto com você e anote tudo que parece interessante. Isso pode não se encaixar na sua história atual, mas pode inspirar alguma outra coisa mais pra frente.

7 - Multi-tarefa
 Trabalhe sempre em mais de um projeto. Parece até a maneira mais fácil de se distrair, mas funciona. A mente é uma criatura estranha. Se você iniciar três projetos ativamente de uma só vez, a qualquer momento ela se recusa a cooperar com uma situação do roteiro ou do personagem. Mude para a outra história, então.

8 – Editar
Nada de piedade aqui. Você tem um prazo, então corte suas amadas palavras até chegar ao essencial, onde a real história se esconde por baixo de toda a prosa florida. Certifique-se de que os olhos do personagem são da mesma cor do começo ao fim. Verifique se o roteiro faz algum sentido, e saiba quando jogar fora as palavras que você ama. Você pode colocá-las a qualquer momento em um “arquivo de idéias” e usá-las depois, por isso não se apavore.

9 – Enviar
Pra que escrever se você não vai mostrar o resultado para o olhar crítico de um completo estranho? Você precisa fazer um pequeno dever de casa, encontrar um público adequado para sua história e mandá-la para fora de casa. Não amanhã; agora. Está escrito, editado e arrumado, por isso não é bom deixá-la na última gaveta. Mande para uma editora também – uma editora com a qual o seu livro tenha a ver, é claro. Se for rejeitado, nada de tristeza. Envie de novo. Se o seu trabalho for bom, tenha certeza de que ele encontrará um espaço.


10 – Escrever mais
Como assim, só isso?! Pode crer. É bobo, mas é verdade. Desligue a televisão. Ponha as crianças na cama mais cedo. Levante da cama uma hora antes. Leve um gravador de bolso com você no carro. Rascunhe coisas no seu horário do almoço. Finja um problema de estômago e tranque-se no banheiro por uma hora (é por sua conta e risco!). Leve um bloco de nota para a cama em vez de um livro. Pare de navegar pela internet e abra um arquivo de texto.
Escreva mais.


E aí? Foi útil? Para mim, foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário