terça-feira, 22 de março de 2011

Alegria, Alegria


Olá, leitor imaginário, tudo certo!
Agora estou aqui para ajudar você e me ajudar. Como assim? Muitos, como você e eu, têm o sonho de se tornar escritor. Mesmo em um trabalho enfadonho, mesmo adiando a tentativa por vezes sem fim, bate aquele comichão de por uma ideia no papel, de desenvolvê-la. Às vezes, vemos uma situação curiosa e pensamos: e se acontecesse isso, depois isso e depois aquilo? E se em vez desse senhor idoso conversando com a caixa da farmácia e me atrasando houvesse uma senhora idosa e eu fosse um play boy impaciente? (Pensei nisso ontem...) Será que rolaria confusão? Como seria o bate-boca deles?  E aí, meu amigo, sentiu sua cabeça fervilhar de ideias? Você tem o que eu batizei de scriptophilia (em bom português, tesão pela escrita) – e nem o Google conhece essa palavra!
Mas infelizmente, nós não conseguimos organizar nossas ideias, desenvolver os personagens, as situações e pensar em um bom final, então desistimos. Perdi a conta de quantas vezes desisti, e não quero seguir com isso. Não quero que você desista de continuar tentando, por isso postarei aqui várias dicas valiosíssimas que tenho lido em livros pela Internet – abençoada Internet! Os textos estão originalmente em Inglês, vou ter que queimar a cuca para traduzi-los, porém não tem problema.
A maioria deles são americanos, se não me engano. Uma professora me disse recentemente que há um grande incentivo para novos escritores por lá, eles realmente acreditam que o ofício de escritor vem, principalmente, por saber dominar bem a técnica. É aquele velho papo de que você pode ter um talento extraordinário, mas se não aperfeiçoar a técnica, os métodos, não chegará a lugar nenhum. Se vai sair uma boa história ou não, é outra...história... Enquanto isso, as coisas no Brasil são muito romanceadas: a ideia geral é a de que a pessoa tem que nascer iluminada pelo talento divino de saber escrever. Se Deus não deu o talento, então deixa essa pessoa pra lá. Tudo bem, cada terra com sua crença e quem quiser que corra atrás. Vamos atrás, então, leitor imaginário.
Vou separar as dicas de acordo com os tipos de livros e textos que possuo. São elas:
  • Enredo (inclui diálogo, cenas, cenário, personagens, etc.)
  • Como ter ideias criativas.
  • Diálogos.
  • Cenários.
  • Erros dos aspirantes a escritores.
  • Como escrever fantasia e ficção científica.
  • Etc.

Mesmo que seus olhos tenham brilhado para um ou outro ponto, asseguro que todos eles são igualmente importantes. Descobriremos juntos como trabalhar com cada um. Vale dizer que serão apenas dicas, diretrizes, que de alguma forma te ajudarão, mas não é preciso segui-las à risca, religiosamente, se não sentir necessidade. Você pode adaptá-las da maneira que melhor lhe convir. De qualquer jeito, é importante saber as regras se quiser subvertê-las.
  Qualquer dúvida que surja na leitura dos textos, por favor, encaminhe. Ah, sim. Não há problema em ficar empolgado e querer saber mais o mais rápido possível, mas temos (eu tenho) que ir com calma nos textos que postar, afinal tradução não é só colocar no Google Tradutor, depois copiar e colar. Muitas vezes, ela dá uma rasteira e... mas que papo chato, né? Não lembro de mais nenhuma recomendação no momento, então vamos tocar essa bagaça.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário