terça-feira, 22 de março de 2011

It's been a hard day's night, and I've been workin' like a dog


Em primeiro lugar, vamos tentar combater nosso desânimo. Quando as coisas não vão do jeito que queremos, nos perguntamos frequentemente o que nos faz pensar que podemos escrever. Inventamos desculpas para nós mesmos e cada vez mais sufocamos nosso esforço criativo. A verdade é que nada nesse mundo é fácil, e se pensamos que escrever era, só porque nossos livros favoritos parecem tão perfeitos, estivemos redondamente enganados.
Você precisa encarar o desafio, combater as incertezas dessa mente pessimista e eis aqui alguma munição.

Quando sua mente disser que você não é criativo o bastante para ser escritor...
Pense da seguinte forma: Desejo e criatividade geralmente vêm juntos. A criatividade está em você, se o seu desejo é mesmo escrever. Você é batalhador suficiente para ser um escritor? Ao ser criativo, você colocará para fora uma parte de si mesmo, e ela estará a mercê do mundo, sujeita a todo tipo de crítica. Outra parte sua vai ficar sempre falando: “Desse jeito, não! Desse jeito, não!”.
A verdade é que algumas pessoas nasceram pra escrever e outras nasceram pra ser críticas. Deixe que falem o que quiser do seu trabalho. Você fez a sua parte.

Quando sua mente disser que você deve escrever só quando tiver aprendido a fazer isso direito, senão estará apenas reforçando seus péssimos hábitos de escrita...
Saiba que: se for pra ficar esperando até escrever direito, então você nunca irá escrever. A opinião das pessoas sobre o que é uma escrita boa diverge bastante. Escrever é como aprender a andar de bicicleta. Você pode saber muita coisa sobre como fazer, mas se não montar na bicicleta, nunca vai dar uma pedalada sequer. Então, escreva toda vez que sentir vontade. Escreva agora!

Quando sua mente disser que você deve ter todo o projeto do livro elaborado antes de começar a escrever...
Saiba que: escrever antes de organizar o enredo da sua história é como passear no breu com uma lanterna. Em um terreno pouquíssimo conhecido, é claro. Você só pode ver até onde a luz alcança, e não vai ter muita certeza do lugar para onde está indo. Se você deixar passar a trilha certa enquanto estiver passeando, porque sua visão estava limitada, e pegar o caminho errado de volta à segurança, como fica? Alguns dos melhores passeios acontecem quando a pessoa se desvia da rota que tinha planejado em primeiro lugar.  Se sua escrita levar você a uma direção não planejada, cole nela. Pode ser sua inspiração combatendo aquelas vozes negativas pra você.

Quando sua mente disser que você tem que escrever corretamente; prosa, gramática, enredo, estilo, tudo correto, etc...
Lembre-se que: pensar que tudo deve ficar perfeito significa que você está editando e depois escrevendo. Assim, meu amigo, você não vai ter algo escrito nunca. Primeiro você escreve, depois você edita. Não ligue para o primeiro rascunho, ele não é um teste para avaliar sua qualidade como escritor.
Diminua suas expectativas. Diminua seus padrões normais. Permita-se a si mesmo escrever coisas capengas, coisas que você largaria no primeiro parágrafo. Você não precisa ter sempre um desempenho supremo na escrita. Um trabalho mediano, muitas vezes, irá satisfazer os seus objetivos. Mais tarde, você terá oportunidade para revisar e lustrar esse trabalho quantas vezes achar que deve. Relaxe: não se preocupe em ser perfeito; apenas consiga algo escrito. Você sempre pode editar depois.

Quando sua mente disser que você nunca será um “escritor”...
Lembre-se que: você não precisa que uma graduação, um ritual de passagem ou um momento dramático aconteçam para que possa chamar-se de “escritor”. Não é porque seus escritos não foram publicados que você é menos escritor. Assim, você está apenas transferindo a outras pessoas o poder de decidir quando surge sua autenticidade.
 É claro que um escritor publicado se sente legitimado e bem sucedido, mas muitos não se veem como muito mais do que eram antes de terem seus livros na livraria.

Se sua mente disser que quando o momento é certo, quando o planejamento está claro e quando você se sentir impulsionado, você vai escrever...
Repita para si mesmo até decorar: É preciso escrever todo dia. Escrever alguma coisa. Escrever qualquer coisa. Pra ser capaz de resolver uma prova complexa de matemática, você deve fazer exercícios dos mais simples aos mais complicados sempre que puder. Isso fixa o raciocínio na sua cabeça de tal forma que é quase como se ela passasse a resolver problemas automaticamente.
O mesmo acontece com escrever. Se você quer que seu lado escritor faça algo por você, você tem que exercitá-lo regularmente e torná-lo maior para que esteja forte quando for necessário.

Quando sua mente disser que você perde muito tempo pensando sobre o que vai escrever...
Lembre-se: você tem que pensar antes de poder escrever, senão sobre o que vai escrever? Para alguns escritores, a maior parte do trabalho, a parte que mais exige, não é aquela em que eles estão digitando o texto, mas sim aquela em que estão realizando outras atividades. Essas são as horas de pensar. Se eles não tiverem pensado sobre o texto antes de sentar para escrever, já se consideram atrasados, mesmo tendo começado a escrever na hora marcada.

Quando sua mente disser que a boa escrita só vem quando você está inspirado...
 Grite para si mesmo: a boa escrita também vem em momentos dolorosos. É preciso pensar bastante para fazê-la sair. Ela vem depois que se reescreve incontáveis vezes, e não apenas quando se está inspirado. Muitas vezes, a inspiração está diretamente ligada a prazos finais. Quanto mais tempo a pessoa tem, mais desculpas ela inventa. Quanto mais perto da hora crítica, mais o jorro criativo flui. Parece que todo o pessimismo vai embora quando o tempo está se esgotando, não é?


Ufa!! Espero que tenham gostado. Eu gostei bastante. Me lembrou coisas que estou sempre esquecendo. Guarde bem esses conselhos com você e boa escrita! Quando terminar o livro, deixa eu ler pelo menos um capítulo, hehe.

3 comentários:

  1. Dicas muito úteis para os futuros escritores!
    bem ate tenho idéias para livros, mas agora to fazendo mais gibis, vou deixar para mais pra frente..

    grato pela visita

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alex.
    Suas dicas inspiraram minha noite, que até então era entediante. Gostei bastante das dicas, talvez pelo fato de ultimamente vir andando um pouco desnorteado em relação ao que escrevo e o que penso. De alguma forma, esse post me alentou um pouco, pois vi que estava esbarrando em fatos que eu já devia estar consciente sobre eles. Em especial, este: "Quando sua mente disser que você tem que escrever corretamente; prosa, gramática, enredo, estilo, tudo correto, etc..."
    Pois é, eu tenho uma mania muito birrenta de querer logo de cara deixar o texto com um visual polido, algo que eu possa ver que está de qualidade. De vez em quando, eu travo justamente imaginando na melhor forma de estruturar uma frase ou parágrafo, e neste meio tempo eu perco parte do foco do que eu iria escrever.
    Logo, tentarei seguir este seu conselho e ver como as coisas vão sair a partir de agora. Breve leio mais postagens do blog e comento também.

    abraços.

    P.S: Estou linkando seu blog no meu. ;)Gostei muito dele.

    ResponderExcluir
  3. Pô, valeu aí, Luiz.
    Fico feliz de poder trocar ideias com você, e ver que estes conselhos que coloquei aqui ajudam alguém. Na verdade, servem também para me motivar, pois a cada vez que leio jogo o desânimo e as desculpas para escanteio.
    Também venho trabalhando em uma história, mas acho que meu ponto fraco é elaborar diálogos...e você?

    ResponderExcluir