quarta-feira, 16 de março de 2011

Enchanté, messiuers et mesdames!


Bom, comecei... e isso é realmente um grande feito, visto que eu queria ter começado desde janeiro. Janeiro?, você pode se perguntar (se é que tem alguém aí “do outro lado da conexão”). Pois é, leitor imaginário, eu pensei em iniciar postagens aqui há dois meses, mas isso não aconteceu, porque queria que meu primeiro texto fosse algo bonito, inspirador, algo bem trabalhado até o pingo do último i. Bem se vê que não só a pressa é inimiga da perfeição; o excesso de preciosismo também.
Há alguns dias olhei para a página vazia deste blog (mas com uma figura de fundo bonita que só, vamos admitir) e pensei: Que droga, não vou enviar texto nenhum pra cá? Então, decidi largar as frases rebuscadas, os parágrafos que vão tentar fazer você chorar e escrever o que me viesse à cabeça. É melhor assim, não ir atrás de nenhuma joia literária e entregar textos espontâneos. Em alguns momentos, vão estar uma droga e vou me arrepender de tê-los enviado, mas também pode vir uma coisa boa. Ler muito tem que trazer uma ideia inspirada de vez em quando. Em uma comparação bem esdrúxula – e que vai fazer você me odiar ao chegar ao próximo ponto final -, ao alimentar nosso corpo, não só eliminamos excrementos, mas também nos abastecemos com energia para realizar aquelas atividades divertidas que tanto gostamos. Fiz você pensar em momentos desagradáveis no banheiro, né? Desculpa aí... Foi a primeira comparação que veio à cabeça.
Pulando para o que interessa, leitor imaginário, você deve estar se perguntando o que é afinal esse blog? Para o que ele serve? Leia o trecho do meu primeiro texto bonitinho e você vai ter uma ideia.

Em primeiro lugar, o que é “voar com palavras”?
Eu acredito que você já tenha uma excelente ideia do que seja, mas permita que eu explique do meu ponto de vista. Voar com palavras é embarcar e viajar por meio do desprendimento que as palavras conseguem promover, é alcançar o céu, desligar-se da realidade por alguns momentos. (Qualquer semelhança com certas substâncias proibidas é mera coincidência.) Eu embarco nesses voos desde criança, tanto como passageiro quanto como piloto, escrevendo historinhas aqui, outras ali. Como não podia deixar de ser, chegou uma hora que esse gostinho esporádico se transformou no sonho de me tornar um escritor.

Meu primeiro blog tinha esse nome: voandocompalavras.blogspot.... Lá eu postava alguns textos que tinha escrito e sobre os quais queria ter uma avaliação vinda de gente que eu não conhecia. É claro que também servia para me incentivar a continuar escrevendo, afinal a ideia de ter meus preciosos escritos na Internet era e sempre foi instigante. Logo, a proposta desse aqui é, sem tirar nem por, a mesma. Dançar com as letras é basicamente o mesmo, acredito eu.
Não espere aqui nenhuma grande peça da literatura contemporânea brasileira, assim como você não espera nenhum filmão nacional no Youtube, ou uma citação de grande valor universal no Twitter. Foi justamente por querer escrever textos grandiosos que me frustrei comigo mesmo e parei de postar no primeiro blog, e esse erro quase seria cometido aqui. Quero me divertir, me distrair com as palavras e se surgir algo digno de nota, será por acaso.
Agora que já deixei isso combinado entre mim e você, e entre mim e mim mesmo, pense em suas escolhas. Por que? Porque...

Coincidência ou não, falo de escolhas na apresentação daquele texto – acreditem se quiser eu não li aquele texto antes de elaborar a estrutura deste. Essa coincidência é sinal de alguma lição despontando no horizonte, luminosa, instrutiva e abrasadora? Não posso dizer assim tão cedo, mas o que posso dizer já está naquele “falecido” blog. “Decidi criar um blog para movimentar a mão, trabalhar as palavras, brincar com elas, não deixar o desejo morrer.” E por falar em morrer, não considero que o Voandocompalavras tenha mesmo morrido. Ele está aqui neste momento, seu sangue corre nas veias deste blog, como se fossem parentes,irmãos ou até pai e filho. Eu estarei voando com palavras enquanto as letras dançam e espero que você, se é que tem alguém aí, faça o mesmo.


Aquele texto é o texto de apresentação do voandocompalavras.blogspot.com. Dê uma passada lá e o leia na íntegra. Vai ser quase como ler esse aqui de novo.
Pois é, e vamos que vamos sem lógica nenhuma mesmo. Ou será que tem alguma lógica e não percebi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário